domingo, 13 de maio de 2012

Evangelho segundo S. João 15,9-17.



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

            Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu, que tenho guardado os mandamentos do meu Pai, também permaneço no seu amor. Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa. É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei. Ninguém tem mais amor do que quem dá a vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. Já não vos chamo servos, visto que um servo não está ao corrente do que faz o seu senhor; mas a vós chamei-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi ao meu Pai. Não fostes vós que me escolhes-tes; fui Eu que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e a dar fruto, e fruto que permaneça; e assim, tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome Ele vo-lo concederá. É isto o que vos mando: que vos ameis uns aos outros.

- Palavras da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor.

Homilia Jovem

            No presente evangelho de hoje, encontramos três momentos, mas que se completam em um só. Vejamos o que se pode perceber:

1-     Em um primeiro momento, temos o Amor do Pai, “Amai uns aos outros, como eu vos amei”. Que de fato é um Amor Eterno, aquele que não é perecível ou que se desfaz. É o amor que deve ser seguido e contemplado, o amor em que se permanece nele.
2-     No segundo momento, temos a alteração de quem era servo e agora é o amigo, a quem se confia porque levará a Palavra não por servir, mas sim por que foi o escolhido e destinado a propagar o verdadeiro Amor.
3-     Por fim, a UNIÃO do primeiro momento que é seguir o mandamento deixado pelo Pai com o segundo momento, que é justamente propagar o amor.
Amar uns aos outros, plantar a semente e cuidar dela, para que um dia se torne uma árvore, que lhe dará frutos e assim firmando as raízes da vida. As raízes que foram deixadas por Jesus.

Amém?!

Amém!!!

Grupo Theosebeia
Paz, Justiça e Graça

Rafael Guedes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário