sexta-feira, 13 de abril de 2012

Evangelho (João 21,1-14)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus.
3Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.
6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu uma roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar.
8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.
11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor.
13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


''Homilia jovem''

O evangelho de hoje nos diz que Jesus aparece pela terceira vez para alguns de seus discipulos.
Pedro, o discipulo que negou Jesus tres vezes e que logo depois é entregue a ele a maior missão, que é ser o lider da  igreja de Cristo e anunciar Sua palavra, este dissera que iria pescar, alguns dos discipulos o acompanhou. Depois de uma noite intera tentando pescar mas não conseguiram nada Jesus aparece pra eles logo pela manha, e manda que Pedro jogasse as redes do outro lado, como confiar em um homem que apareceu do nada, que nem nunca tinha pescado, jogar as redes do outro lado? Porém este homem o obedeceu, acredinou Nele, e logo veio a respostar, cento e cinquentra e tres peixes. E logo os discipulos identificaram que era o Senhor Jesus e assim ficaram agraciados de Sua presença.
Jesus quer te fazer pescador também. Quando ele manda que Pedro lançasse as redes sobre o lago Ele estava querendo dizer que Pedro não seria mais pescador de peixes, mas de vidas, e quando ele fala '' Não, num é por esse lado, tenta pelo outro'', logo ele pesca a quantidade exata de peixes que existia na época, todas as especies, isso significa que Pedro pescou todas as especies de pessoas, todo o tipo de gente existente. E um detalhe, além de ter pescado esse tanto de peixe a rede ainda não se rompe. É isso que o Senhor Jesus vem nos dizer, que mesmo nós ''pescando'' a maior quantidade de pessoas pra viver o Seu amor, Ele nunca vai deixar que as redes se arrebentem, porque Ele sempre estará conosco assim como esteve com os discipulos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário